Das 7:00 as 19:00 turno integral;
Esta fase é aquela em que costumamos dizer que a "pilha" deles não acaba nunca. As crianças com essa idade são agitadas e não param quietos nem um minuto. Quanto mais habilidades eles ganham, maiores as travessuras. Seu desenvolvimento motor permite saltar sobre os dois pés, andar quase correndo, subir e descer escadas, ficar sentado sozinho em uma cadeira.
Brincando, consegue puxar um carrinho pela corda, fazer uma torre com 3 ou 4 cubos, rabiscar uma folha de papel. A sociabilidade da criança desta idade é grande. Ela começa a buscar sua autonomia e insiste em realizar sozinha algumas tarefas.
Conseguem entender mais palavras do que falar. Emitem apenas umas 10 palavras, mas conseguem compreender mais do dobro disso.
Nesta fase o cérebro da criança está totalmente formado. Suas habilidades são muitas: chuta uma bola sem perder o equilíbrio, corre, mas não consegue parar de repente, anda de costas, sobe e desce escada segurando o corrimão.
Sua linguagem já está mais elaborada. Com dois aninhos a criança já tem capacidade de compreender cerca de 200 palavras e fala umas 50. Inventa palavras para denominar coisas e objetos que tem contato diário, mas ainda usa muitos gestos e mímicas para se comunicar, especialmente com outras crianças.
Nesta fase seu desenvolvimento intelectual está a todo vapor, os desenhos começam a ganhar forma. Faz bolas, bonecos, desenha a mamãe, o bebê, o papai. Também consegue colorir os seus desenhos e conhece os números até 10. Sabe inclusive dizer qual o seu sexo.
Com 3 anos e meio o pequeno é bastante tagarela e adora contar histórias sobre lugares que visitou. Além da comunicação, sua inteligência está bastante aguçada. Presta atenção em detalhes mais minuciosos como causas e efeitos das coisas. Acha incrível, por exemplo, como surgem as bolhas quando solta ar debaixo d’água. Seu pensamento também está mais lógico e ele consegue separar objetos por grupos e achar seus pares.
A criança de 4 e 5 anos anos já dá sinais claros da sua independência, escolhendo uma roupa, se vestindo sozinha, escovando os dentes. Em geral, sua relação com outras crianças é boa, já que na escola aprende a compartilhar, trabalhar em grupo e ajudar o outro.
Já reconhece algumas letras do alfabeto e pode identificar seu nome escrito em uma folha de papel. A fase das curiosidades ainda não passou e agora eles querem saber sobre questões mais complicadas como o nascimento e a morte.
Infelizmente, nessa etapa, aparecem os medos infantis. Primeiro, se assustam com os monstros, com o escuro, e com o tempo, esses medos passam a ser abstratos, como o medo da morte e o medo de errar.
Nessa fase, as crianças não brincam mais sozinhas como antigamente, cada um com seu brinquedo. Agora, elas interagem com outras crianças, inventam brincadeiras, cooperam, compartilham.